domingo, 30 de junho de 2013

TRADIÇÕES DE JUNHO


A festa junina é composta por diversas tradições algumas específicas de determinadas regiões, outras praticadas por todo o Brasil.

Que atire a primeira pedra quem nunca dançou quadrilha com seus colegas, ou nunca viu um balão trilhar seu caminho pelo céu – por mais que estes estejam se tornando cada vez mais raros devido as leis que proíbem essa prática -, além disso, não podemos esquecer do uso das fogueiras para compor a festa, por mais que estas sejam mais raras nas regiões urbanas.

Essas comemorações são influentes por todo o Brasil, mas são mais expressivas no nordeste, onde o povo costuma se reunir em grupos e ir à rua para festejar – os tais grupos festeiros – e usam da data para agradecer as chuvas que sustentam a agricultura da região.

No Sudeste, são mais tradicionais a realização das quermesses. Estas festas, realizadas mais usualmente por igrejas e colégios, possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para entreter e animar os visitantes da comemoração.


Como no mês de junho, também, é a época de colheita do milho, a maioria dos alimentos encontrados nas festas, tais como bolos, doces e salgados são feitos deste alimento, como: pamonha, cural, milho cozido, canjica, bolo de milho...




Por: Thaisy Santos


FESTA JUNINA

Um pouco da festa 

O mês de Junho está praticamente concluído e com isso suas festividades também se aproximam do fim.

Uma das grandes características desse mês são as datas comemorativas em homenagem a diversos santos católicos, sendo: São João, São Pedro e Santo Antônio.

Há quem diga que a Festa Junina foi criada em função de tais festividades; outra versão é a de que a festa teve origem nos países católicos da Europa e foi trazida para o Brasil durante o período colonial.

                            E seus padroeiros

Santo Antônio: conhecido como santo casamenteiro. No dia 13 de Junho, várias moças solteiras fazem simpatias para encontrar maridos. Um costume conhecido por parte delas é virar a imagem do santo de cabeça para baixo e mantê-lo assim até ele arrumar um namorado para elas.

São João: considerado o santo protetor das mulheres grávidas, é um dos santos mais conhecidos e populares. Vinte e quatro de junho (24.06) é o seu dia, comemorado com muita festa, dança e alegria. Esse santo é também conhecido como sendo primo de Jesus Cristo.

São Pedro: considerado o protetor das viúvas, guardião das chuvas, porteiro dos céus, entre outras coisas. Seu dia (29 de junho) é comemorado com a participação de grandes procissões marítimas ao redor do Brasil; em terra, os fogos e o pau-de-sebo são as atrações da festa.



Por: Thaisy Santos

sexta-feira, 28 de junho de 2013

FESTA JUNINA - Equipe brincadeiras

Esses são os "tios" e "tias" responsáveis pelas brincadeiras...


Phelipe, Matheus Freitas, Adilon, Matheus, Altair, João, Leonardo, Iago, Allef (Jovem Tec),  Wallace, Anderson, Daniel, Igor, Roberta, Mylena, Camila Neves, Camila Bittencourt, Thaís, Viviane, Stefani, Inara, Vitória Vieira e Jessica Harbel.

Alguns, muito tímidos, preferiram não ceder suas imagens...












FESTA JUNINA - BRINCADEIRAS

Brincadeiras... 
Pescaria, cana gol, falta gol, boca do palhaço (Chico Bento), canaletão, árvore, frango na panela, ping pong, argolas...





















FESTA JUNINA - Equipe

Essas meninas são fantásticas!!!
Olha o capricho para arrumar os doces para a FESTA!
Além disso, o cachorro quente, a pipoca e o milho cozido estavam uma delícia... hunnnnnn











Imagens: Thalia Gonçalles

FESTA JUNINA